quarta-feira, 9 de junho de 2010

Religião - Sikhismo



Uma religião onde envolve crenças de outras religiões, uma crença de união de deuses, onde sua alma resistiria por muito tempo. Religião Indiana que envolve dez “discípulos ou Gurus” como são chamados. Os sikhis fazem uma combinação com outras religiões, como as dos mulçumanos e as do hinduismo.




Seu livro sagrado é o “Adi granth” (Primeiro livro) que faz parte da sua vida religiosa. Os sikhis vivem de “castas” ou classe de diferentes étnicas: jats, não jats e mazababis.
Os jats são os produtores agrícolas e comerciantes, Os não jats e mazababis são os intocáveis.

Criado no estado de punjad fundado por Nanak Dev o primeiro guru, no final do século 15. Arjun, o quinto guru fundou o templo sikh, o Harimandir (templo dourado), em Amritsa, no século 16.

No século 17 o guru Arjun foi condenado a morte.
A deposição para a luta sanção religiosa quando Gobind criou uma nova fraternidade, que chamou de Khalsa (pura), e deu a si o sobrenome comum, Singh (leão). Para as mulheres foram dignas de chama de Kaur (leoa).
Gobind Singh como passou a se chamar, perderam em ação militar quase todos os seus seguidores, inclusive os quatro filhos e, pouco antes de morrer assinado em 1708, declararam extintos a susesão dos gurus.
Por alguns anos os sikhis se manteiram com tranqüilidade.
O estado sikhis formou-se no inicio do século 19 sob Ranjit Singh, que reconstruiu o harimandir. Com a morte de Ranjit os britânicos deram inicio as guerras sikhis de 1845-1846 e 1848-1849, na fronteira de Punjab, que acabaram com a anexão desse território à Índia britânica.
Na época atual os sikhis fizeram da região uma produtiva área agrícola. Os sikhis sofreram muitos por suas guerras. Desde então, a comunidade sofre as conseqüências da luta dos sikhis extremistas e a represão oficial.

Conteudo de Filipe Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário